22:31

Trabalho de Pesquisa - O Sorriso

Publicada por Jonas Matos |

O poema de Eugénio de Andrade (já referenciado no Blog) explana uma das formas mais significativas das emoções. O sorriso é, de facto, a expressão maior dos nossos sinais emocionais não verbais[1].
As emoções são sentimentos que têm, por norma, elementos psicológicos, fisiológicos e cognitivos que actuam no nosso comportamento. Demonstram-se para nos preparar para a acção, adaptar para o futuro, regularizar a interacção social e podem ser exemplificadas sob a forma de expressões faciais que cada um produz e que representam o principal meio de comunicação de estados emocionais.[2].
O sorriso, o meu ponto de interesse de momento, é um dos comportamentos não verbais da expressão das emoções, que estabelece uma indispensável maneira de as comunicarmos[3].
O sorriso, como canal individual, leva uma mensagem que poderá ou não estar relacionada com a que é transmitida pelos outros canais[4] (piscar o olho, levantar o sobrolho, torcer o nariz, entre outras) ou até mesmo pelo indivíduo que a está a recepcionar.
Numa concepção mais teórica, é questionável se o sorriso pode ser considerado um canal individual de representação da emoção universal.
Acredito que o seja, na medida em que são vários os povos de culturas e religiões distintas que demonstram a sua emoção positiva de alegria[5] na forma de um sorriso, activando, assim, um conjunto de impulsos nervosos que permite que a zona facial inferior se mova para demonstrar essa expressão[6].
Este sinal emocional – o sorriso – constitui também um sistema de ligação precoce que permite ao bebé, levar o adulto a interessar-se por si e, assim, obter as respostas necessárias ao bem-estar e à sua sobrevivência[7].
Mesmo quando já adquirida a linguagem ou outros meios já elaborados de interacção[8], qualquer criança (e também alguns adultos) numa situação extrema de emoção, quer positiva (amor, alegria, atracção, estima), quer negativa (raiva, tristeza, medo)[9], recorre às emoções não verbais para assegurar uma comunicação expressiva imediata desse mesmo estado.
O sorriso faz ainda parte da componente expressiva da emoção que tem, mais no âmbito sociológico, uma função social importante, pois é com o sorriso que se atinge uma outra forma de comunicação – a simpatia – e, assim, através do conjunto de expressões faciais fica-se a conhecer melhor o estado do indivíduo[10].
Numa abordagem mais pessoal e reflexiva, considero que o sorriso é uma manifestação tipicamente humana que envolve uma das expressões faciais mais frequente em cada um de nós. Como uma representação física de uma emoção, o sorriso funciona como um meio de comunicação entre os indivíduos. Facto é que, na convivência social, o sorriso alivia tensões, facilita as relações, gera confiança. Daí que uma pessoa sorridente se torna, aos olhos dos demais, numa pessoa simpática, atraente e cativante.
Nesta perspectiva, compreende-se a dimensão psicológica do poema “O Sorriso” de Eugénio de Andrade. “O sorriso foi quem abriu a porta” é uma metáfora; é como se dissesse que foi com um sorriso que nascemos [o abrir da porta], ao mesmo tempo que “Correr, navegar, morrer naquele sorriso” significa o desenvolvimento do ser humano e, a sua morte, sempre com um sorriso, como refere o psicólogo Freitas-Magalhães[11].
[1] C.f. MONTEIRO e FERREIRA, 2006, pág. 68
[2] C.f. FELDMAN, 2001, págs. 344-348 e 353-357
[3] C.f. FELDMAN, 2001, págs. 353 e 356
[4] C.f. FELDMAN, 2001, pág. 353
[5] C.f. FELDMAN, 2001, pág. 354
[6] C.f. FELDMAN, 2001, pág. 356 – De acordo com o programa da expressão facial in “Facial expression and Emotion” (1994)
[7] C.f. MONTEIRO e FERREIRA, 2006, pág. 68
[8] C.f. MONTEIRO e FERREIRA, 2006, pág. 68
[9] C.f. FELDMAN, 2001, pág. 346
[10] C.f. MONTEIRO e FERREIRA, 2006, pág. 73
[11] “"O sorriso é vida: nasce, desenvolve-se e morre connosco..." in http://jpn.icicom.up.pt/2008/01/03/o_sorriso_e_vida_nasce_desenvolvese_e_morre_connosco.html

1 comentários:

Jonas Grancha disse...

Um bom work =)
parabens